O Adolescente e o Ato Infracional
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 7 REFERÊNCIAS 9
1 INTRODUÇÃO
A importância do tema que será visto á seguir, é tentar compreender melhor os adolescentes e seus atos.
Buscar de alguma maneira com isso ajudar os jovens, futuros usuários, da profissão que aqui estou á buscar, para melhor servir a sociedade como um todo.
2 DESENVOLVIMENTO
A adolescência é a passagem da infância para a vida adulta. Nessa fase, ocorrem várias transformações corporais, hormonais, comportamentais e sociais, É nessa fase que eles deixam de lado as brincadeiras de criança e iniciam as responsabilidades.
O período da adolescência, varia de cultura para cultura.
A OMS,(Organização Mundial da Saúde),define esse período dos 10 aos 20 anos.
No Brasil, de acordo com o ECA(Estatuto da Criança e do Adolescente), essa faixa etária vai dos 12 aos 18 anos.
Durante a adolescência, as mudanças hormonais influem diretamente no comportamento desses. São comuns nessa fase as alterações de humor e comportamento como: agitação, agressividade, tristeza, felicidade e preguiça.
Por ser um período de grandes transformações são comuns os medos, angústias, dúvidas e incertezas, por esses motivos é importante que haja a compreensão por parte dos pais, professores e todos os adultos que convivem com os mesmos. O diálogo, a atenção e o acompanhamento são necessários. Ao notar qualquer mudança brusca de comportamento ou biológica, deve-se buscar ajuda profissional, médica ou psicológica. [...] A juventude é uma fase de “difícil manejo” para os adultos, que precisam aprender a lidar com peculiaridades e, ao mesmo tempo, impor limites. (Mª