O acolhimento de crianças com necessidades especiais no ensino regular.
O acolhimento de crianças com necessidades especiais no ensino regular.
PROBLEMA
Todos os alunos com necessidades especiais podem freqüentar o ensino regular?
As outras crianças podem ser prejudicadas pela presença de aluno com necessidades especiais?
Como a escola deve se preparar para mudanças especiais?
Qual a capacitação dos professores do ensino regular para trabalhar com crianças de necessidades especiais?
JUSTIFICATIVA
Temos o propósito de trazer uma abordagem sobre educação inclusiva.
Pessoas portadoras de deficiência, aquelas com necessidades especiais, sempre foram consideradas como "doentes" e incapazes frente aos padrões de normalidade. As situações sociais sempre lhes proporcionaram desvantagens no que se refere às interações sociais, ocupando o espaço da caridade, da filantropia e da assistência social. Entendemos que a inclusão é a garantia, a todos, do acesso contínuo ao espaço comum da vida em sociedade, uma sociedade mais justa mais igualitária e respeitosa, orientada para o acolhimento à diversidade humana e pautada em ações coletivas que visem à equiparação das oportunidades de desenvolvimento das dimensões humanas. Diante dos processos socialmente constituídos, pensarmos em uma sociedade inclusiva é de fundamental importância para o desenvolvimento e a manutenção de nossos discursos e para a concretude de nossas ações democráticas.
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como objetivo pesquisar como está ocorrendo o acolhimento no ensino regular de crianças com necessidades especiais.
O trabalho será realizado por intermédio de pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo, tais como: questionário, entrevista, observação que será respondido por professores, pais, alunos e diretores. Será realizada em escolas de ensino publico da cidade de São Paulo, e será utilizado o questionário semi aberto.
Durante muitos anos, educadores de todo o país lutaram para que a escola incluísse crianças e jovens com deficiências. Há dez anos, quase