Problema linguistico
(Conceito, importância e a correlação com o Direito)
Introdução
← O que é linguagem?
A linguagem é uma propriedade primária, fundamental do homem, que o difere de todos os demais seres; é o que torna o homem o ser vivo que ele é enquanto homem. Desse modo, a linguagem é todo sistema de signos que possa servir como meio de comunicação, sendo um instrumento de expressão da própria pessoa e de seus sentimentos, desejos, idéias, como também para executar as mais diversas formas de interação social (educar, divulgar, reivindicar).
Elementos da Linguagem
Os termos essenciais presentes no discurso lingüístico são:
← Língua: sistema comunicativo utilizado por uma determinada sociedade.
← Fala: forma concreta do sistema, conforme o uso de determinada pessoa, de acordo com o significado subjetivo de cada um.
← Significante: indica como a realidade é denotada e estruturada pela linguagem.
← Significado: indica o modo, sempre parcial e histórico, em que a língua falada atualiza o significante.
Origem Histórica
Em princípio, há duas teorias para o surgimento da linguagem. A primeira delas defende que a ela foi recebida da natureza ou de Deus. Existe, também, outra que defende a concepção da mesma pelo homem, imitando a natureza ou de modo inteiramente convencional. Ambas as teorias obtiveram adeptos por toda a história. Apesar de amplamente aceita na antiguidade, a primeira delas caiu em desuso no decorrer do tempo, sendo que, hoje, sustenta-se a teoria que defende a origem da linguagem pela vontade humana. Partindo do ponto de vista de que a linguagem é invenção do homem, mas por imitação da natureza, essa invenção se manifesta inicialmente por meio da reprodução dos sons emitidos pelos animais e pelas coisas (onomatopéia). Essa concepção primordial de linguagem foi importante, não só para a comunicação dos homens entre si, mas para a constituição das primeiras sociedades e,