Fenômenos línguisticos: o que as placas revelam sobre o funcionamento línguistico da língua portuguesa brasileira
Luan Felipe Braga Cunha e
Salomão de Oliveira Praia
Resumo: O presente estudo analisa algumas placas coletadas em site da internet. Essas placas apresentam diversos fenômenos linguísticos, que, muitas vezes, são entendidos pela sociedade como “erro de português”, ou seja, apenas como não domínio da ortografia oficial da nossa língua materna. Embasados nos estudos linguísticos, especificamente nos estudos de Cagliari (1999), analisaremos os desvios ortográficos das placas, para mostrar que eles são a representação, muitas vezes, dos fenômenos linguísticos que ocorrem na fala, tais como: a harmonização vocálica, epêntese, ditongação, monotongação, lexicalização e os apagamentos (aférese, síncope, apócope). A pesquisa tem como objetivo desmistificar o que chamamos de “erros de português” e mostrá-los como um fenômeno natural da nossa língua, e conscientizar acadêmicos e profissionais da área que a variação linguística pode ocorrer em diferentes situações, dependendo da região geográfica, fatores econômicos e faixa etária.
Palavras-chave: fenômenos linguísticos, erros de português, variação linguística.
INTRODUÇÃO
Este artigo pretende investigar os diversos fenômenos linguísticos através da análise de desvios ortográficos presentes em placas de anúncios. Para alcançar este objetivo, foram analisados seis placas de diferentes pontos do Brasil (Rio de Janeiro, Paraná, Minas Gerais e Manaus), as quais foram retiradas de sites da internet. Este estudo nos possibilitou refletir sobre o funcionamento da língua portuguesa e entender quais as principais dificuldades na utilização da ortografia oficial.
A presente reflexão se faz importante, porque a escrita requer uma atenção especial por parte do professor, pois o que se observa é que muitos alunos querem transpor para a escrita o que pronunciam, e isso gera um grande problema no processo de