Gestão de talentos
FACULDADES INTEGRADAS ESPÍRITO-SANTANSES
CURSO DE GRADUAÇÃO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
JOYLE NOVAES DA SILVA
RICARDO VICENTE DA SILVA
GESTÃO DE TALENTOS
VITÓRIA
2013
JOYLE NOVAES DA SILVA
RICARDO VICENTE DA SILVA
GESTÃO DE TALENTOS
Trabalho Acadêmico do Curso de Graduação em Sistemas de Informação apresentado às Faculdades Integradas Espírito-Santenses como parte das exigências da disciplina Gestão Organizacional e de Processos, sob orientação do prof. Lourival A. Cristofoletti.
VITÓRIA
2013
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 4 2. O QUE É TALENTO? 6 3. HISTÓRICO 7 4. CAPITAL HUMANO 9 4.1 Práticas de Seleção 9 4.2 Competitividade baseada no conhecimento 10 4.3 Seu pessoal é mais valioso do que nunca 11 4.3.1 Programas de treinamento e desenvolvimento 12 5. GUERRA PELOS TALENTOS 13 5.1 Identificar e potencializar talentos 13 5.1.1 Avaliação de desempenho 14 5.2 Atrair talentos 16 5.3 Retenção de Talentos 18 6. CONCLUSÃO 20 7. REFERÊNCIAS 21
1. INTRODUÇÃO
“If you don’t like where you are, change it. You are not a tree”.
Autor desconhecido
A globalização nos impõe altos padrões de competitividade. E para se adequar a essas exigências as organizações precisarão contar com quadros de profissionais diferenciados que as tornarão aptas a cumprir essas exigências com um grande diferencial.
Por este motivo a Gestão de Talentos é vital na sobrevivência e vantagem competitiva das organizações, pois são esses talentos que determinam seu sucesso ou fracasso.
O objetivo da Gestão de Talentos é fortalecer os talentos em seus líderes e empregados e fornecer condições para que os mesmos desfrutem de uma certa qualidade de vida, dentro e fora da organização, que consequentemente gerará um padrão de excelência nos produtos e serviços da organização.
E nessa era, que o conhecimento constitui valor econômico, os talentos constituem o capital intelectual da organização e