Gestão de talentos
Antes de falamos sobre Gestão de Talentos, devemos definir: O que é Talento.
Talento, segundo a maioria dos especialistas e autores, é a soma dos conhecimentos e competências que uma pessoa possui, acompanhados de um alto compromisso com o trabalho.
Os indivíduos com talento integram grandes benefícios ao desempenho dos negócios das corporações, possuem habilidades de alto valor e um conhecimento profundo, não somente de trabalho, mas também dos negócios onde se encontram imersos.
Portanto não podemos negar que é de suma importância administrar e reter esses profissionais. A atração, desenvolvimento e retenção de talentos é, sem dúvida, o tema mais importante da gestão moderna de Recursos Humanos. Os gerentes da área consideram que a atração e retenção dos talentos é um ponto crítico para as empresas.
O que é Gestão de Talentos?
Gestão de Talentos é um conjunto complexo de processos integrados que fornecem um benefício "óbvio" e fundamental para qualquer organização: o desenvolvimento das potencialidades de seus colaboradores.
A Gestão de Talentos justifica-se porque o fator essencial de qualquer organização é o talento. A qualidade de seus colaboradores é o seu verdadeiro diferencial competitivo. Onde as pessoas são a diferença e a Gestão de Talentos é a estratégia.
Novo milênio: Agora, no novo milênio, nós nos encontramos na Era do Talento. Durante a época agrícola, a economia era baseada na terra, em bens verdadeiramente físicos e tangíveis. A idade industrial seguiu com uma economia de produção orientada. Desempenho de negócios foi obtido através da utilização mais eficaz das fábricas e redes de distribuição. A Era do Conhecimento mudou a base do valor econômico de ativos de informação através de comunicação integrada e Tecnologia da Informação. Agora, a batalha competitiva é a busca pelas melhores pessoas, porque elas são os criadores do verdadeiro valor. Neste novo modelo, o RH passa a ser o facilitador estratégico dos