O idoso e suas dificuldades de acesso
1.INTRODUÇÃO
Bíblia, também chamada Santa Bíblia, livro sagrado ou Escrituras de judeus e cristãos. No entanto, as Bíblias do judaísmo e do cristianismo diferem em vários aspectos. A Bíblia judaica é composta pelas escrituras hebraicas - 39 livros escritos em hebraico -, com exceção de poucas partes redigidas em aramaico. A Bíblia cristã possui duas partes: o Antigo Testamento e os 27 livros do Novo Testamento. Os dois principais ramos do cristianismo - catolicismo e protestantismo - estruturam o Antigo Testamento de modo diferente (ver tabela adjunta).
Na versão primitiva, alguns dos livros adicionais foram escritos em grego como, por exemplo, o Novo Testamento. A tradução protestante do Antigo Testamento limita-se aos 39 livros da Bíblia judaica. Os demais livros e adições são denominados apócrifos pelos protestantes e deuterocanônicos pelos católicos.
O termo Bíblia chegou ao latim do grego bíblia ou "livros", forma diminutiva de byblos, palavra que significa "papiro" ou "papel", material exportado do antigo porto fenício de Biblos. Na Idade Média, os livros da Bíblia eram unificados.
2.ORDEM DOS LIVROS
A ordem e o número dos livros bíblicos são distintos entre as versões judaica, protestante e católica. A Bíblia do judaísmo divide-se em três partes:
-Torá, ou Lei, também chamada livros de Moisés.
- Profetas ou Neviim, dividida em Profetas Antigos e Profetas Posteriores.
- Hagiográficos ou Ketuvim, que inclui os Salmos, os livros sábios e literatura diversa.
O Antigo Testamento cristão organiza os livros segundo seu conteúdo:
- Pentateuco, que corresponde à Torá.
- Livros históricos.
- Livros poéticos ou sábios.
- Livros proféticos.
O Novo Testamento inclui:
- Quatro Evangelhos (Mateus, Marcos, Lucas e João).
- Atos dos Apóstolos, que narra a história dos primeiros tempos do cristianismo.
- Epístolas ou cartas de Paulo e outros autores.
- Apocalipse ou Livro da Revelação.
Alguns