INCLUSÃO ESCOLAR DO ALUNO COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS
A inclusão é um grande desafio para os docentes, pois vivemos um momento em que se fala na inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais, mesmo que a maioria não tenha conhecimentos específicos sobre o tema no sistema regular de ensino. A legislação é explícita, quanto à obrigatoriedade em acolher e matricular todos os alunos, independente de suas necessidades ou diferenças, contudo, não é suficiente apenas esse acolhimento, mas também que o aluno com necessidades educacionais especiais tenha condições efetivas de aprendizagem e desenvolvimento de suas potencialidades.
Este trabalho tem o objetivo de discutir sobre o processo de inclusão e proporcionar uma reflexão do papel do professor no processo de inclusão, dando principal importância para a relação entre professor/aluno para o sucesso na aprendizagem, propondo dessa forma, algumas sugestões sobre “possíveis ações na prática do dia-a-dia”, aos professores do ensino regular que atuam nas escolas de Ensino Fundamental que no decorrer do ano letivo se deparam com alunos com necessidade especiais.
1. INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivos, proporcionar uma reflexão sobre a inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais, oferecendo uma visão geral da história da educação especial e algumas contribuições ao professor, no sentido de como trabalhar com esse aluno. Vivenciamos uma discussão mundial em torno da inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais, na rede regular de ensino. A legislação é clara quanto à obrigatoriedade no acolhimento de todos os alunos, independente de suas necessidades ou diferenças. Todavia, é importante destacar que não basta apenas esse acolhimento, mas que o aluno com necessidades educacionais especiais tenha condições efetivas de aprender e desenvolver suas potencialidades. Sendo assim, torna-se necessário que os sistemas de ensino estejam