A inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais
O artigo visa ensinar ou complementar a formação do educador infantil, abordando a necessidade de projetos pedagógicos nos cursos de pedagogia.
Mostra que, hoje, o educador necessita exercer a prática pedagógica em diferentes espaços sociais, isto é, estar capacitado a atuar em diversas instituições e ambientes das comunidades, contribuindo na organização da gestão dos espaços e projetos, tendo ele função social de agente de transformação, portanto cabe a ele a organização dos desejos e das necessidades da comunidade com a qual trabalha, sendo este chamado também chamado de ambiente não-formal.
O texto nos mostra que o profissional de educação não esta somente restrito a sala de aula mas sim sendo cada vez mais importante e peça fundamental na transformação social da comunidade em que trabalha, ai a importância de qualificação e formação de acadêmicos não somente na transferência de conhecimentos mas também mostrando como ele deve agir nesta sociedade informal.
A inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais
RESUMO: O presente artigo visa discutir sobre o problema da inclusão social geralmente ligada a pessoas de classe social, nível educacional, portadoras de deficiência física e mental, idosas ou minorias raciais entre outras que não têm acesso a várias oportunidades, ou seja, Inclusão Social é oferecer aos mais necessitados oportunidades de participarem da distribuição de renda do país, assim como eduacação de qualidade a todas as crianças, eliminando barreiras atitudinais, físicas e de comunicação, dentro de um sistema que beneficie a todos e não somente uma camada da sociedade.
PALAVRAS-CHAVE: A educação, inclusão, crianças portadoras de deficiência física.
INTRODUÇÃO
A educação, como uma prática social, dentro de um contexto sócio – econômico político, não é uma atividade neutra. Quando realizada de modo subserviente ao atual modelo hegemônico, caracterizado pela