Ferimento por arma de fogo
F.A.F
Hospital Pronto Socorro da Criança Zona Leste Acd. Enf. Mirla Moreira Professora: Cheila bentes
CONCEITO
Consideram-se como F.A.F. ou L.A.F. todos os efeitos lesivos produzidos no organismo por disparos realizados com armas carregadas de diversos tipos de pólvora ou outros explosivos (Calabuig, 2001).
2
Efeitos no alvo humano Inclui a chamada ação direta, provocada pelo impacto do projétil contra os tecidos do corpo e a ação indireta, que dependerá de fatores fisiológicos ou psicológicos do oponente atingido. Ambas as ações – direta e indireta – são responsáveis em maior ou menor grau, pelos efeitos primários dos projéteis no alvo humano e pelo fenômeno de incapacidade imediata. A ação direta é provocada pelo impacto do projétil, que empurra e rasga os tecidos, deslocando-os. A ação indireta inclui dois tipos básicos de lesões. O primeiro é conhecido como cavidade permanente, que é o ferimento provocado pelo projétil ao romper os tecidos; caracteriza-se por uma área de necrose localizada, proporcional ao tamanho do projétil que atingiu os tecidos. O segundo é denominado cavidade temporária, produzida pelo intenso choque do projétil na massa líquida dos tecidos. Os tecidos elásticos como os músculos, vasos sanguíneos e pele são 3 retraídos após a passagem do projétil voltando depois à sua posição normal.
FISIOPATOLOGIA
4 Fonte: fcsaude.ubi.pt
Múltiplos fatores determinam o poder lesivo das armas de fogo: Distância a que se efetua o disparo: os disparos a curta distância produzem feridas de entrada única, com uma grande destruição tecidual; os disparos a distância média apresentam múltiplas pequenas feridas de menor capacidade destrutiva e os disparos a longa distância costumam ter pequena repercussão interna devido à fragmentação do projétil no impacto. Forma do projétil. Localização do orifício de entrada: no abdômen as lesões