A formação de educadores e a inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais
Michelle Izabelle Dias 1
Eliane Fortunato Luis Dias²
RESUMO
O presente artigo discorrerá acerca dos fundamentos, concepções, políticas públicas e possibilidades de formação e capacitação de professores para atuar na Educação Especial, pois, se percebe que a inclusão de alunos portadores de necessidades educacionais especiais no ensino regular vigente no país requer uma ampla revisão e discussão conceitual. O trabalho discute a implantação da Escola Inclusiva, bem como seus pressupostos dentro do sistema educacional contemporâneo. Em outra análise, o artigo se propõe a discutir algumas ações governamentais propostas para a formação/capacitação de docentes e sua real aplicação nas escolas de ensino público. O trabalho buscará, ainda, fazer uma análise do sucesso e fracasso dos alunos portadores de necessidades especiais nas instituições de ensino e o papel do docente, escola e governo nesta situação.
Palavras-chave: educação especial - educação inclusiva - formação docente
INTRODUÇÃO
O trabalho aqui apresentado é fruto de uma vasta e rica pesquisa de natureza bibliográfica sobre as temáticas da Educação Inclusiva e a adequada formação de professores na contemporaneidade no trato com alunos portadores de necessidades educacionais especiais em seu processo de aprendizagem.
Torna-se inadmissível, e irresponsável, almejar a formação da Escola Inclusiva sem o adequado preparo de professores para atuar na mesma, por tal feito, se enfatiza que a formação continuada desses profissionais é aspecto determinante neste processo. Porém, quando se tem a pretensão de abordar o tema da formação continuada de professores para sua melhor atuação na educação inclusiva, se faz necessário, previamente, tecer algumas reflexões acerca dos temas a ela relacionados, tais como a inclusão e exclusão de alunos portadores de necessidades educacionais especiais e a educação