Imigração Ucraniana
1.1 ASPECTOS HISTÓRICOS DA IMIGRAÇÃO UCRANIANA E PRINCIPAIS CENTROS DE IMIGRAÇÃO.
A imigração ucraniana para o Brasil pode ser dividido em três levas de imigrantes que chegaram a aportar na costa brasileira. A primeira delas vai iniciar nos anos de 1890 a 1895. Nessa época, a região de onde os imigrantes partiram (chamadas de províncias de Galícia e Bukovina, na atual Ucrânia Ocidental) fazia parte do império Austro- Húngaro.
Os primeiros imigrantes eram e faziam questão de ser chamados de Ruthenos: essa designação remete ao antigo nome dado a região da Ucrânia (chamado Rush). Na Europa, os ruthenos foram proibidos de se autodenominar “ruthenos”, principalmente devido as imposições russas, que preferiam chamar a Ucrânia de “Pequena Rússia ou Ruthenia”.
Os primeiros imigrantes considerados como “ucranianos” pela história oficial na primeira leva de imigrações teriam sido um número de aproximadamente 15000 pessoas. Esse número, porém, não pode ser considerado pelo fato de que, na época, a região de onde partiram os imigrantes pertencia a Áustria, dessa forma os ucranianos que entravam no Brasil eram considerados e registrados como austríacos. Outro fator que contribui para verificar-se que o número de indivíduos que adentravam as terras brasileiras não confere com a realidade é o fato da semelhança étnica entre Ucrânia e Polônia acaba misturando esses dois grupos.
O que motivou a saída dos ucranianos da região da Galícia e Bukovina para aventurar-se no Brasil? Primeiramente, a vida dos colonos ucranianos estava comprometida pelas duras imposições do Czar russo na Ucrânia. Além disso, a região vivia sob a espécie de um feudalismo que não era nada lucrativo para o colono, que era impossibilitado de ter a posse de um pedaço de terra. Em paralelo a isso começa no Brasil, no ano de 11880 um incentivo a imigração como forma de ocupar regiões para garantir que não ficasse abandonadas. Para as terras paranaenses foi prometido, inclusive o