Coleta seletiva
O que é?
Consiste na separação e no recolhimento de todo o lixo seco descartado por empresas, escolas e até mesmo por nós, em nossas casas.
Fazendo isso, todo o lixo que pode ser reaproveitado é separado do lixo orgânico, também chamado de lixo úmido, composto por restos de frutas, verduras e outros alimentos.
Qual a sua importância?
O lixo é responsável por um dos mais graves problemas ambientais de nosso tempo. Seu volume principalmente nos grandes centros urbanos vem aumentando assustadoramente, comprometendo condições ambientais favoráveis à vida das futuras gerações.
Alguns Benefícios:
Reduz o consumo de energia e diminui o desperdício Diminui gastos com limpeza urbana e prolonga vida útil dos aterros sanitários Diminui exploração de recursos naturais
Gera renda e emprego pela comercialização dos recicláveis
Mude sua atitude
Reduza:
Reutilize: Aproveite o verso de papéis, reutilize potes de vidro com tampa
Evite compras desnecessárias ou desperdícios. Prefira refis, utilize sacolas retornáveis, etc. Você economiza e ajuda a diminuir o volume de resíduos nos aterros.
para guardar pregos, botões, moedas ou molhos na geladeira.
Recicle:
Repense:
Recuse:
Transforme garrafas pets em vasos de flores. Em processos industriais é possível transformar resíduos já utilizados em novos produtos, como garrafas pet em camisetas, etc.
Repense seus hábitos de consumo e atitudes. Analise o impacto de seu consumo sobre o meio ambiente. Tome atitudes conscientes.
saúde.
Recuse produtos que causem danos ao meio ambiente ou à nossa
RESOLUÇÃO CONAMA nº 275, de 25 de abril de
2001
CONAMA - CONSELHO NACIONAL DO MEIO
AMBIENTE
Estabelece o código de cores para os diferentes tipos de resíduos, a ser adotado na identificação de coletores e transportadores, bem como nas campanhas informativas para a coleta seletiva.
Definição: