EXPERIMENTOS EM FUSÃO DE IMAGENS DE ALTA RESOLUÇÃO
EXPERIMENTOS EM FUSÃO DE IMAGENS DE ALTA
RESOLUÇÃO
Experimenting fusion of high resolution image
MARIO JORGE SCHNEIDER1
OLGA REGINA PEREIRA BELLON1
HIDEO ARAKI2
IMAGO - Grupo de Pesquisa em Visão Computacional,
Computação Gráfica e Processamento de Imagens
Universidade Federal do Paraná
Departamento de Informática1
Departamento de Geomática2
Centro Politécnico – Jardim das Américas
CEP 81531-990 – Curitiba – PR marioj@bsi.com.br, olga@inf.ufpr.br, haraki@geoc.ufpr.br
RESUMO
As técnicas de fusão de imagens de satélite de diferentes resoluções espaciais visam obter uma imagem melhorada, com melhor definição dos detalhes espaciais, o que possibilita melhor interpretação visual e análise automática ou semiautomática. Idealmente, a imagem resultante deve manter as informações espectrais. Diferentes métodos de fusão têm sido propostos para efetuar a fusão de imagens de sensores de média resolução espacial como o Landsat TM e SPOT. O lançamento do satélite IKONOS tornou possível a obtenção de imagens de alta resolução espacial (1 metro no modo pancromático) que contém informação espacial para várias aplicações de mapeamento e análise de áreas urbanas.
Entretanto, a imagem multiespectral, que proporciona informação espectral importante para aplicações temáticas, é obtida com resolução espacial de 4 metros.
Este trabalho compara os resultados de métodos tradicionais (Substituição,
Transformação HSV, Substituição da Componente Principal e Filtragem PassaAlta) quando usados na fusão das imagens multiespectral e pacromática do satélite
IKONOS, avaliando a aplicabilidade desses métodos em imagens de alta resolução. Os resultados são analisados com base em comparações estatísticas por meio do coeficiente de correlação e na análise visual das imagens híbridas. A área teste corresponde a uma região urbana com diferentes tipos de cobertura do solo.
Bol. Ciênc. Geod., sec. Artigos, Curitiba, v. 9, no 1, p.75-88, 2003.
76
ABSTRACT
The