RElatorio Educa O Especial
INTRODUÇÃO
Relatório de pesquisa para diagnóstico da realidade educacional existente no município de Maragogi, por meio de visitas numa escola da rede municipal, objetivando conhecer a modalidade de educação especial nesta instituição, os alunos, a gestão pedagógica, como é o funcionamento dessa modalidade.
Buscamos destacar pontos relevantes encontrados na instituição no que se refere ao ensino na educação especial nessa escola. Pontos estes importantes para o nosso entendimento sobre o que rege os documentos legais e a realidade educacional dessa modalidade no município. Segundo Priscila (2006) “a legislação brasileira determina que as crianças com deficiências ou necessidades especiais sejam educadas nas escolas comuns, tendo condições iguais de acesso e permanência na escola”.
Portanto, coube ao grupo analisar se realmente o acesso e a permanência dos alunos especiais realmente são efetivados, conhecer quais os alunos com necessidades especiais atendidos na instituição e como é feito o trabalho educativo com esses sujeitos, desde a estrutura física da escola até a prática pedagógica no espaço da sala de aula.
1. INDENTIFICAÇÃO DA MODALIDADE
O presente relatório traça o diagnóstico da realidade educacional do Município de Maragogi, localizado no Litoral Norte de Alagoas, a partir de visitas ocorridas nos dias 19 e 28 de março na Escola Municipal Dr. José Jorge de Farias Sales, localizada na Praça Maridite Acioly de Oliveira, Centro, na busca por informações sobre a oferta da modalidade de Educação Especial na instituição.
A Escola Dr. José Jorge de Farias Sales pertence à rede municipal de ensino e oferta a educação infantil, fundamental no período diurno e a Educação de Jovens e Adultos no noturno. Além disso, desenvolve-se um projeto que veio para a secretaria Municipal de Educação para ser implantado no município, conhecido como AEE (Atendimento Educacional Especializado) para pessoas com necessidades especiais e