Edifícios da Cidade De Santos Solo e Recalque
Drielly Teixeira
Igor Bettio Cariuska
Raline Monique
Rubens Campos
Vinicius Freitas
Orientador- Mestre Jobert
Depto de Engenharia
Resumo
O presente trabalho disserta sobre os edifícios da Cidade de Santos no que se refere à estrutura do solo e recalque (inclinação) aborda os problemas de recalques que vem ocorrendo na Cidade de Santos, devido à sua composição de solo que acaba comprometendo a estrutura de seus edifícios e também a implantação de edifícios sob fundação direta e analisados métodos existentes para estabilização de recalques, falaremos de algumas opções de realinhamento de edifícios explicaremos os tipos de fundações usados na Cidade de Santos e relataremos os tipos de tecnologias renovadoras para o realinhamento dos Edifícios da Cidade de Santos.
Palavras-chave: Edifícios, inclinação, Solo
INTRODUÇÃO
A cidade de Santos que fica na costa litorânea tem os seus edifícios sobre antigos manguezais, apresentado em seu perfil uma complicação muito característica da região o recalque, vulgo inclinação.
Devido ao aumento da especulação imobiliária surgida na década de 60 edifícios foram construídos sem o correto planejamento.
Os principais edifícios onde este problema acontece fica na região das praias do Boqueirão, Embaré e Aparecida.
O resultado de lados esses problemas é que na cidade os recalques podem atingir até 120 cm. Na orla da cidade de Santos muitos edifícios já se encontram assim, um em direção ao outro, ou em direção oposta ou inclinados aleatoriamente.
2.0. Objetivo
O objetivo do presente trabalho é realizar uma revisão bibliográfica sobre o recalque que acomete os edifícios da orla da cidade de Santos.
3.0. metodologia
Foi realizado um levantamento bibliográfico referente as seguintes palavras chaves: Inclinação, recalque, cidade de Santos, edifícios, solo, construção. Realizou -se entre conexão entre as palavras supracitadas e a pesquisa foi jeito no