literatura
João Bosco Medeiros é licenciado em Filosofia, pós-graduado em Literatura Brasileira e mestre em Letras pela Universidade de São Paulo (USP). É professor de Língua Portuguesa, Redação, Literatura Brasileira e Portuguesa e Metodologia Científica. Autor de diversas obras importantes, principalmente, para o aluno em fase desenvolvimento acadêmico. Aqueles que estão iniciando e, aos que estão no universo da Universidade faz tempo. Obras como, Redação Científica que vai ao encontro aos anseios dos alunos, no que diz respeito a normas, é uma grande ferramenta a quem dela usufrui.
João Bosco Medeiros (1), em seu livro Redação Científica (2004) no capítulo 6 intitulado. Fichamento.
O texto de João Bosco Medeiros relata o fichamento e suas teorias, mostra de maneira coerente que as referencias deve ser realizada com critérios e segundo as normas da NBT, NBR 6023:2000. 0. Ao estudioso pede-se, diante da necessidade de realização de um trabalho de grau, Que faça um levantamento bibliográfico (referencias), utilizando-se de fichas. Bibliográficas (referências). O armazenamento dessas informações será realizado num arquivo de fichas ou pelo computador. Outros arquivos igualmente importantes durante a fase de coleta de Informações são: o arquivo de leitura, de ideias, de citações.
O arquivo de leitura consiste no registro de resumos, opiniões, citações, enfim tudo. Que possa servir como embasamento para a tese, ou ideias que defendera por ocasião da redação do texto que tem em vista. O arquivo bibliográfico (referências) registra os livros que devem ser localizados, Lidos, examinados. O Autor mostra que as referencias devem ser realizadas com critério e segundo as normas da ABNT,
NBR 6023:2002. O intelectual que desrespeita as normas estabelecidas para a
Realização de um texto corre o risco de ser