Função ester
ÉSTER
Éster é todo composto orgânico que apresenta a seguinte fórmula genérica: onde R e R´ são radicais, não necessariamente iguais.
Alguns ésteres:
Reação de Esterificação
Os ésteres podem ser obtidos através da reação de esterificação. Um ácido carboxílico reage com um álcool para formar ésteres e água. Utilidade
Os ésteres possuem grande importância na indústria de alimentos. Formam as essências, que são derivados de ácidos e álcoois de cadeia curta. Na indústria de alimentos imitam o sabor e o aroma de frutas. Por este motivo são chamamos de aromatizantes ou flavorizantes.
São usados em doces, balas, sorvetes, sucos artificiais, etc.
Os ésteres são classificados em três grupos: 1. Essências – são derivadas de ácidos e álcoois de cadeia curta. São utilizados principalmente na indústria de alimentos pára imitar o sabor e o aroma de algumas frutas. Essas substâncias químicas recebem o nome de flavorizantes. 2. Óleos e gorduras – são os ésteres mais importantes do nosso dia-a-dia. Produtos como óleo de soja, azeite de oliva, a manteiga ou a margarina estão frequentemente presentes na nossa refeição diária.
Sabões, e sabonetes são produtos usados em limpeza e no nosso banho diário.
3. Ceras – ésteres obtidos a partir da reação de um ácido e um álcool com elevado número de carbonos.
Exemplos de flavorizantes:
- etanoato de butila – essência que imita o sabor da maçã verde. Utilizado em balas e gomas de marcar.
- acetato de pentila – essência que imita o sabor da banana.
- antranilato de metila – essência natural da uva. Usado em sucos artificiais .
- acetato de propila – essência sabor pera usada em goma de mascar e balas.
Os ésteres de cadeia longa são óleos e gorduras. O óleo de oliva, manteiga, margarina e sabão estão muito presentes no nosso cotidiano. Estes produtos são ésteres derivados de álcool e ácidos carboxílicos. Os triglicerídeos são triésteres da glicerina, que