fichamento
Matrícula: 13/0148873
Professora: Rafaela
Fichamento
A característica principal que um animal leiteiro deve possuir é a produção de leite, logo todos os índices estudados estão focados neste quesito, estando ligados a este direta ou indiretamente.
É de estrema importância que o animal recém parido volte à reprodução novamente, ou seja, que comece a gestar o feto até os períodos aceitáveis para não prejudicar o período de serviço e o intervalo entre partos, afim de se conseguir um bom período de serviço, e mantê-lo em números aceitáveis,
Para obter bons índices de prenhes por animal, deve-se, além de efetuar o correto manejo do animal e a de sua fecundação, também efetuar as detecções de cio de maneira precisa, podendo com isso, afetar de forma drástica o manejo reprodutivo do rebanho. Com isso as taxas de detecção de cio devem estar por volta de 70%, mas podem variar de 30% a 85% devido à forma que ela é realizada.
O manejo reprodutivo dos animais tem por objetivos estabelecer ou restabelecer a lactação, manter elevada a porcentagem de vacas em lactação, minimizar os custos com animais improdutivos, maximizar a produção de leite por vaca por ano, produzir novilhas geneticamente superiores às mães, promover aos animais facilidade durante o parto através da escolha adequada do touro correspondente a certa raça ou categoria animal, dentro outros.
Ao analisar os dados nota-se da necessidade de melhor compreensão de alguns índices para poder equiparar às outras atividades agropecuárias, a verificar a viabilidade do sistema, tais como, o número de vacas em lactação por hectare por ano além do custo e contribuição (produção) em equivalente da vaca por ano.
Afim de finalizar a ideia, é de fato imprescindível a compilação dos índices zootécnicos de uma propriedade, pois é através destes que se pode verificar a real eficiência de uma atividade pecuária, seja esta de bovinos de corte, leite, de ovinos, caprinos, etc.;