Projeto Integrado
O recalque é o mesmo que assentamento, é um termo utilizado em construção civil, para indicar o fenômeno que ocorre quando há o rebaixamento de uma edificação, devido ao adensamento do solo sob sua função. Um exemplo bem comum de recalque são os prédios de orla de Santos – SP
É principal causa de trincas das paredes, ruptura das estruturas, empenamento das paredes e rachaduras nos edifícios. O recalque pode causar grandes problemas estruturais, tanto no funcional quando na estética da arquitetura. As principais causas do recalque são adensamento, drenagem e a ruptura do solo.
O recalque normalmente é causado pelo solo, imprevisto no projeto e na execução, rebaixamento do lençol freático, solos colapsáveis, escavação em áreas próximas a edificação, vibrações e escavações de túneis.
Há diversos tipos de recalque, o mais conhecido é o recalque diferencial que é quando uma fundação afunda e as outras não. Uma maneira da recuperação seria o monitoramento através de aparelhos eletrônicos, aparelhos mecânicos de precisão, selo na trinca, sendo vidro ou gesso. Existem outros tipos como recalque total, admissível, inicial e etc.
Para evitar o recalque, deve ser feito o estudo do solo, as funções vizinhas, e o projeto deve ser realizado cuidadosamente.
Bibliografia: http://analise-do-irreal.blogspot.com.br/2012/05/o-que-e-recalque.html http://engenharia.anhembi.br/tcc-03/civil-01.pdf
Recalque - Prédios da Orla de Santos
Têm como causa o solo argiloso, facilitando esse processo que se trata de um rebaixamento em uma edificação devido ao adensamento do solo.
O solo de Santos se tornou um dos mais difíceis para construção de fundações pelo seu caráter litorâneo e pelo fato de grande parte da cidade ter sido construída sob terreno de antigos manguezais, esse é o motivo de uma série de edifícios terem sido erguidos de uma forma equirrocada de sondagem ou de projeto,