E- recruitment, as mídias sociais na captação de pessoas.
Todos os dias milhares de pessoas buscam espaço no mercado de trabalho ao mesmo tempo em que inúmeras organizações procuram profissionais que atendam às suas reais necessidades. Em plena época da Tecnologia da Informação, hoje quem é responsável pelo recrutamento e seleção conta com um aliado para se tornar mais rápido o processo: as redes sociais.
Usar as mídias sociais para recrutamento e seleção de talentos é uma prática cada vez mais comum, pois oferecem informações valiosas para se conhecer melhor as pessoas, tornando mais fácil tanto conhecer seus interesses para atraí-las, quanto conhecer suas características profissionais e pessoais para análise e verificação da adequação do seu perfil à organização.
Não ser encontrado na internet é uma maneira que alguns profissionais encontram para não ter a sua vida vasculhada. Por outro lado, ele não terá nenhuma notoriedade na principal plataforma de networking da atualidade.
É importante estudarmos a função das mídias sociais para captar as pessoas, como forma de recrutamento, por ser um assunto nas quais muitos candidatos são estudantes e precisam de informações e vantagens sobre o tema. Também é importante saber o quanto é prático a utilização desses meios, pois as pessoas tem mais rapidez ao receber o feedback.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1 Histórico:
Há pouco mais de 20 anos buscavam-se empregos a partir de anúncios em jornais de papel especialmente suas edições de domingos, anúncios estes vagos e anônimos na maioria. Havia muita preocupação de não se ficar refém de amigos que pediam empregos para seus apadrinhados. Somente algumas empresas muito grandes costumavam se identificar para cargos de médio e pequeno escalão. Quando insatisfeitos na atual empresa buscava-se participar de qualquer vaga que aparecesse e depois de conhecida a empresa, decidia-se se continuava ou não no processo, que tomava o tempo de trabalho e forçava a desculpas quase sempre ridículas, que davam ao