A lição do mérito
Com a implantação da meritocracia, baseado em avaliações, será possível distinguir as boas das más escolas.
Os professores que se verem na possibilidade de receber méritos como incentivo financeiro, e mais perspectivas à carreira, por serem responsáveis por melhores resultados serão ainda mais dedicados em relação a métodos de ensinar, e passarão a se preocupar mais em fazer com que seus alunos aprendam com precisão.
Pois, certamente, quando o professor se empenha em buscar melhorar o conteúdo e o ensino, os alunos respondem com notas mais altas.
O Brasil, que está entre os piores na qualidade de ensino, com a meritocracia, já tem apresentado bons resultados em escolas de alguns estados, aumentando o nível de desempenho dos alunos.
Outra iniciativa interessante é a que está focada em melhorar o nível do professor. Se ele, recém-formado, antes de começar a ensinar, tiver a oportunidade de ser treinado acerca de situações em sala de aula que não são vistas na faculdade, certamente dará melhores frutos quando estiver exercendo sua função.
LONGE DA EXCELÊNCIA
O Brasil tem apresentado um fato chocante no que diz respeito à educação. Os alunos em sala de aula, não têm mostrado melhorias como se almeja.
Um dos fatores que deixa claro a incompetência das escolas é o nível de alunos repetentes que ainda continua muito elevado.
Outra indicação de que as escolas falham no ensino é a quantidade de alunos que desistem de estudar, quantidade essa que vem aumentando a cada ano.
A taxa de analfabetismo também permanece muito alta no país, necessitando de mais atenção.
Tudo isso nos faz chegar à conclusão de que o Brasil precisa de uma providência mais rápida para melhorar a educação, principalmente porque se sabe que quanto mais deficiência no ensino básico hoje, menos acesso às universidades no futuro.
COMO SE FORMA UM BOM ALUNO
A participação dos pais é essencial para que seu filho seja um bom aluno e tenha sucesso no seu