E-commerce
Hoje, quando se fala em e-commerce, a maioria das pessoas pensam que é somente “compras online”, no entanto, além das compras na Internet, o e-commerce inclui transações de títulos financeiros, compra e download de software e os negócios B2B, que vieram facilitar as compras das grandes empresas.
Foi uma grande inovação, pois com um custo bem menor, existe a possibilidade de chegar até o cliente de forma rápida, fácil e ágil. O e-commerce representa “novos desafios” tanto para os comerciantes tradicionais quanto para os empreendedores da nova economia. A idéia trouxe um ambiente totalmente novo e desafiador para as empresas, ao mesmo tempo representa nova fonte de oportunidades para expansão de mercado e exploração de novos nichos, mas para isso é necessário o conhecimento do novo ambiente de comercialização. O consultor deve trazer toda sua experiência e conhecimento em e-commerce para dentro da empresa.
E-COMMERCE (Comércio Eletrônico):
Conceito:
São as atividades comerciais que são realizadas online, é também conhecido como loja virtual, tem como objetivo a venda de bens e serviços pela internet ou outros meios digitais, uma loja virtual eficaz é aquela que consegue transformar seus visitantes em compradores.
História:
Em 1970 surgiram o EDI e o EFT (Eletrônico Fundos Transfere), que através de redes informáticas privadas constituíam formas de efetuar transações intra-empresa. Durante décadas, grandes empresas, tais como bancos, companhias aéreas, e produtores utilizaram estas ferramentas, aumentando significativamente a eficiência dos processos entre comprador e vendedor, utilizando stocks e melhorando o serviço a clientes.
A desvantagem destas soluções estava nos custos de implementação, dada a não existência de Standards internacionais para os formulários e a utilização de tecnologias diferentes por cada empresa.
As soluções atuais, baseadas na web, são mais versáteis, baseadas em Standards e