Pedras de mineração
PEDRAS DE ALUMINA (CORÍNDON)
Diversas formas diferentes de alfa-alumina (coríndon) podem ocorrer como pedras em recipientes de vidro. Estes diferentes tipos de coríndon muitas vezes se originam de diversas fontes. Em muitos casos, a análise petrográfica é necessária para se determinar o tipo de partículas de coríndon presentes. Contudo, podemos identificar vários tipos comuns usando a análise de pedra in loco. Estes tipos são:
1) “Sílico Aluminoso” – (Coríndon Tabular ou Alumina Tabular).
2) Corindón.(Corindón Azul ou Alumina Fundida)
3) “Sílico Aluminoso” - Alumina Recristalizada.
4) “Sílico Aluminoso” - Grande Alfa-Alumina Recristalizada
5) Coríndon RHM (Refractory Heavy Mineral – Mineral Refratário Pesado).
Obs: Classificamos no manual de fotos dos defeitos como silico aluminoso os três tipos citados acima:
Pedras de Alumina Página 6-1
1. SÍLICO ALUMINOSO
(ALUMINA TABULAR OU CORÍNDON TABULAR)
“Alumina tabular” e “coríndon tabular” são dois nomes dados a um tipo de alfa-alumina artificial. Esta forma de grãos de alfa-alumina é o ingrediente fundamental em uma variedade de materiais e cimentos refratários comuns usados pela indústria de vidro. Muitos fornecedores de matérias primas também usam refratários contendo alumina tabular em suas fábricas de processo como revestimentos para fornalhas e secadores.
A alumina tabular pode ocorrer como pedras de partícula simples ou múltipla. Ambos os tipos podem ser provenientes da mesma fonte. Pedras de partícula múltipla freqüentemente contêm outros tipos de materiais refratários. Examinar cuidadosamente partículas individuais de alumina tabular quanto a outros tipos de partículas refratárias. Às vezes, somente umas poucas partículas pequenas podem estar presentes. Estas outras partículas podem proporcionar informação importante para a determinação da fonte original da pedra.
Esta seção contém