E BUSINESS
No início, a comercialização on-line era e ainda é, realizada com produtos como mídias de CD’s e DVD’s, livros, revistas e demais produtos palpáveis e de características tangíveis. Contudo, com o avanço da tecnologia e a popularização da internet, surge uma nova tendência para a comercialização on-line. Começa a ser viabilizada a venda de serviços comercializados através da web, como é o caso dos pacotes turísticos, por exemplo. Esse artigo irá apresentar a definição do termo E-BUSINESS, que está diretamente ligado a comercialização on-line, e mostrará algumas discussões envolvendo os termos BUSINESS INTELLIGENCE e E-COMMERCE, termos esses que estão relacionados, ou seja, dentro do contexto de E-BUSINESS. O trabalho fará também um breve estudo sobre a diferença entre E-COMMERCE e E-BUSINESS.
2. E-BUSINESS: DEFINIÇÃO
E- business é um termo, acrônimo do inglês Electronic Business, que é utilizado para dar nome ao processo de fazer negócios por meios eletrônicos e identificar outras atividades comerciais que podem ser realizadas pela internet ou por outros meios da tecnologia da informação. Com outras palavras, o E- business pode ser definido como sistemas de informação que auxiliam os processos de negócio.
O termo E- business já tem registro desde 1995 sob o nome de uma revista on-line, mas foi em 1997, em uma campanha criada pela Ogilvy & Mather, que a IBM popularizou o E- business. Ela associou o termo às novas oportunidades em negócios altamente conectados, ligando o termo diretamente à internet.
A aplicação do E- business tem como objetivo a criação de sistemas de informação capazes de disponibilizar comunicação entre empresas, e essa comunicação agilizaos processos de compra e venda entre as mesmas. Inclusive, existem sistemas de empresas que fazem pedidos automáticos para outras empresas de acordo com seu estoque de produtos, o que facilita todo o processo de fabricação e venda, melhorando a disponibilidade desses produtos de acordo com as