e-business
Os resultados apresentados mostram que a adoção de e-business por empresas de pequeno porte são constituídas por uma inovação organizacional, identificada através de disposições organizacionais que acomodam as novas metodologias na composição existente da empresa.
Alguns empresários que adotam o e-business têm melhorias nos resultados da empresa, tendo maior visibilidade dos produtos, assim ampliando o mercado, desse modo mostrando tendência à inovação.
A empresa começa a contar com uma nova vantagem competitiva através da melhoria dos desempenhos e por meio da redução de custos, fazendo com que a empresa seja mais eficiente frente aquelas que não adotam o e-business.
Estas inovações compreendem a implantação de novos métodos para a organização de rotinas e processos para o deslocamento do trabalho. Para que isto acontece às empresas deve fornecer treinamento a seus funcionários, a fim de adequá-los as metodologias do e-business, para que haja interação nas práticas organizacionais, desse modo, originando a transformação na estrutura da organização.
Resultados mostram que com a ampliação do alcance geográfico das vendas, o atendimento dos nichos de inexplorados, a melhoria na organização das tarefas de comercialização dos produtos e a utilização dos recursos inovadores, como as redes sociais, são o que constroem a vantagem para aqueles que adotam o e-business em relação aos que não adotam. Apesar dos estudos mostrem que os índices são satisfatórios, há algumas questões a serem resolvidas, como a dificuldade de conhecimento do empresário em relação aos pontos em que a ferramenta e-business pode ser uma boa companhia para seus principais negócios, dificuldade com a capacitação de pessoas da empresa para trabalhar com esta ferramenta e falta de desenvolvedores de sistemas para o e-business.