Resenha - Telejornalismo como um lugar de referência
NOME: EVERTON ANTONIO SYLVESTRE
TURMA D – 06/06/2012
Telejornalismo como um lugar de referência
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
PEREIRA JUNIOR, A. E. V.; CORREIA, J. C. A construção do real no telejornalismo: do lugar de segurança ao lugar de referência. In: PEREIRA JUNIOR, A. E. V A (Org). A sociedade do Telejornalismo. Petrópolis: Vozes, 2008.
RESUMO
Num estudo dividido entre telejornalismo como lugar de construção do real, o conhecimento do telejornalismo e a produção do conhecimento, busca-se demonstrar que “o telejornalismo representa um lugar de referência para o brasileiro”. Partindo de pesquisas que demonstram que “os brasileiros acreditam mais na mídia que no Governo”, discorre-se sobre a importância do telejornalismo no cotidiano das pessoas, a influência que exerce sobre significados sociais e sobre as maneiras de fazer coisas, a partir da realidade que constrói. Ressalta-se a importância da investigação e a necessidade do jornalista não ser ingênuo na cobertura dos fatos; destaca-se ainda a importância da problematização e do diálogo, além da função pedagógica do jornalismo; debruçando-se, por fim, sobre a produção do conhecimento no jornalismo, a partir das operações/construções de: atualidade, objetividade, interpelação, leitura, e operadores didáticos.
COMENTÁRIO
Os autores foram mais felizes ao adotarem a definição de telejornalismo como “um lugar de referência”. Esse texto seria o início de uma caminhada rumo a um maior esclarecimento dessa definição, mas já pode ser visto como um notável passo em relação ao que se adotava antes – quando se afirmava os telejornais “como uma espécie de lugar de segurança”. A adoção da nova definição parece mais palpável, menos confusa e mais delimitada do que a anterior.
Ainda assim, o texto é composto por um entroncamento dum grande volume de vozes (assim como, lembram num momento, ocorre nos telejornais; contudo, neste caso, dum modo consideravelmente mais complexo) em