d. civil
“A força do direito deve superar o direito da força.”
Rui Barbosa
INTRODUÇÃO
Esta pesquisa tem como objetivo visionar a estrutura do sistema judiciário brasileiro, apontando assim suas facilidades e dificuldades pela óptica dos advogados, promotores, serventuários, e também de pessoas comuns ao procurar um fórum, ou saber informações de como ajuizar uma ação, etc.
Tivemos a honra de entrevistar algumas pessoas do âmbito jurídico e também tivemos a curiosidade de entrevistar pessoas comuns sobre a ideia que as mesmas detêm com a relação do sistema judiciário em seu dia a dia. Ambas vieram relatar, tendo por base à própria experiência no cotidiano forense, más também no dia a dia comum, como funciona o procedimento nos Fóruns, as demandas, prazos, as etapas de um processo desde sua distribuição através da petição inicial até transitar em julgado e o arquivamento do mesmo. E também aqueles que buscam e necessitam do poder judiciário, e também sua influencia em nossa vida contemporânea.
Vale ressaltar que, por entrevistarmos pessoas de lados opostos, ou seja, quem utiliza os serviços do Fórum e quem possibilita e executa os serviços no Fórum, agregamos ao bem jurídico tutelado sob comento, ou seja, o estudo do sistema judiciário brasileiro, matéria rica em informações detalhadas e claro conforme requisitado pela pesquisa à opinião pessoal de cada entrevistado sobre os procedimentos adotados pelo judiciário e como cada um enxerga os integrantes deste sistema.
E suas influencias na vida do cidadão.
1. ENTREVISTADOS.
Entrevistas concedidas
Sra. Lívia Cardozo Araújo – Serventuária pelo Fórum Cível de Guarulhos
Sr. Luciano P. Souza – Oficial de Justiça pelo Fórum de Guarulhos.
Dra. Veruska – Advogada residente pela empresa Lenoxx Sound.
Dr. Walter Cruz Swensson – Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de São