terapia assistida
O projeto foi desenvolvido para auxiliar professores e funcionários da Escola Municipal Maria Constância, na região.
Foi baseado em alunos do 2° ano do ensino fundamental, com idades entre 6 e 7 anos que residem em uma comunidade carente, próxima à instituição. Essas crianças sofrem com o abandono da família, com a violência e com drogas, o que os transforma em indivíduos agressivos e ansiosos.
Os alunos experimentarão o ensino interdisciplinar com a participação de professores de todas as áreas, trabalhando em conjunto para desenvolver o potencial sócio afetivo das crianças.
O projeto envolve diversas áreas, abordando a educação e a terapia, com o objetivo principal de introduzir pequenos animais no ambiente escolar e familiar das crianças.
Mapeamento do perfil da turma
Nome da Escola: Escola Municipal Maria Constância
Ano: 2° ano
Número de alunos: 32 Meninos: 17 Meninas: 15
Descrição do perfil da turma: São crianças que buscam o crescimento pessoal e pedagógico, e apresentam muita curiosidade e vontade de aprender, algumas apresentam mais iniciativa, e outras aparentam ser mais dispersas e indisciplinadas. Nesta turma, a maioria já domina a leitura, escrita e já tem noções básicas sobre matemática. Dentre todos, separei 3 alunos que demonstram problemas comportamentais e que necessitam de intervenção pedagógica a partir do projeto de terapia com animais.
Mapeamento dos principais problemas comportamentais individuais 1) Flávia Junqueira, de 7 anos, tem dificuldade de aprendizagem devido à sua timidez. Ela não se relaciona com os coleguinhas de classe, fica só sentada no fim da turma e não sai nem para o