C.a.p.s
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
BACHAREL EM SERVIÇO SOCIAL.
NILTON ALVES MUNIZ
C.A.P.S
TERESOPOLIS
2011
NILTON ALVES MUNIZ
C.A.P.S
Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Estágio Curricular I, professores Adarly Rosana Moreira Goes.
TERESÓPOLIS
2011
SUMÁRIO
1- INTRODUÇÃO p.3
2- CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA p.4
3- OBJETIVO INSTITUCIONAL p.7
4- ÂMBITO INSTITUCIONAL p.8
5- CONCLUSÃO p.11
6- BIBLIOGRAFIA p.12
INTRODUÇÃO No novo contexto da saúde mental que é o tratamento substituto ao asilar, que vizibilizava a internação em hospitais psiquiátricos ou manicônio , surge o desejo de criar recursos afetivos de aproximar aquela pessoa que antes era tratada como uma pedra pela sociedade, em um cidadão com suas limitações.
O CAPS(Centro de Atenção Psicossocial), dentro da atual politica de saúde mental do ministério da saúde , são considerados dispositivos estratégicos para a organização da rede de atenção em saúde mental, neste princípio vamos contextualizar a história da chegada do CAPS Guapimirim, a sua estrutura e funcionamento. Verificar a importância de um trabalho bem desenvolvido com uma equipe multidisciplinar, observar seus usuários e a importância da familia e da comunidade na inserssão social dos pacientes com transtornos mentais, sempre atentando que a inclusão é o objetivo maior.
CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA. O primeiro Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) do Brasil foi inaugurado em março de 1986, na cidade de São Paulo: Centro de Atenção Psicossocial Professor Luiz da Rocha Cerqueira, conhecido como CAPS da Rua Itapeva. A criação desse CAPS e de tantos outros, com