Resenha - the corporation
O documentário também critica e reflete a fabricação de grande escala dos produtos, a sociedade globalizada, as patentes de seres vivos, o mal que fazem aos animais e ao meio ambiente, a falta de preocupação das empresas com a saúde de seus funcionários e o modo que eles trabalham em suas fábricas, entre outros temas.
O filme tem como papel principal mostrar como atuam as grandes corporações para todos consumidores. Para isso, opiniões de presidentes de empresas globalizadas, jornalistas e especialistas em diversas áreas – ambientalistas, psiquiatra, acadêmicos etc. - são mostrados. Bem como fatos históricos, documentos e declarações, como as dos repórteres, por exemplo, os quais foram chantageados para manipular a reportagem feita sobre uma empresa de agronegócio. Como também o fato que os advogados das empresas usaram a 14ª emenda, da constituição americana, para exigir o fim das restrições legais que limitavam as atividades das primeiras corporações, agora são apresentadas por eles como “pessoas jurídicas” cerceadas em seus direitos.
Para convencer os espectadores, os autores também mostram que as corporações dizem ter o papel de “responsabilidade social”, que seus produtos são para a melhoria da sociedade. Entretanto, as empresas visam somente o lucro, maximizar sua riqueza ao longo do tempo. Na verdade, não há o mínimo de responsabilidade, já que as empresas pagam mal aos seus funcionários e não tem conhecimento da qualidade de vida dos mesmos.