Resenha The Corporation
ACHBAR, Mark; ABBOTT, Jennifer. Documentário: The Corporation. EUA, 2003. DVD (145min.), colorido. Didático.
A CORPORAÇÃO
Num mercado tão competitivo, essas corporações entram com objetivo traçado, que é a obtenção de lucros e ganharem da concorrência. Mas a que preço? O que é certo e o que é errado?
As corporações estão mais preocupadas em lucrar, do que com o bem estar dos seus funcionários. A um jogo de interesses, onde tentam mascarar os problemas que aparecem. Elas passam a se preocupar com alguma coisa quando: esses problemas podem afetar o desempenho direta ou indiretamente de suas instituições e quando ferem os interesses de seus acionistas egoístas.
O documentário questiona se realmente é apenas uma pequena parcela de maçãs podres no cesto, ou se na verdade, seria a grande maioria das maçãs. Ele mostra como a corporação influência negativamente a sociedade e o ambiente a cerca.
As corporações, ao ganharem o direito de pessoa jurídica, ganham direitos e poderes. Mas que por não terem um corpo físico concreto ou uma consciência, não sentem arrependimento pelos seus atos. O documentário mostra que algumas pessoas deixam de ver as corporações, como instituições que estão ali, única e exclusivamente para obtenção de lucro. E essas pessoas passam a vê-las como pessoas, onde incorporam a elas características humanas: simpática, agressiva, gentil, etc.
Essas corporações querem crescer cada vez mais rápido, para a obtenção de lucros a curtíssimo prazo. Porém, o lucro nunca é o bastante. Corporações exploram mão de obra barata, dos países em desenvolvimento. O que esses trabalhadores ganham por seu trabalho, mal dá para se manterem. Elas não pensam no conforto desses trabalhadores, e quem necessita de emprego acaba se sujeitando a esse tipo de exploração.
As empresas agridem meio ambientes, poluem, devastam, fazem todo tipo de mal ao planeta sem pensarem nas consequências. Que problemas iram causar no futuro? Teremos um futuro? O que será deixado