Geopol tica Mundial
MATEUS WILKNER MOTA MARQUES
3°C
Professor: Elias Noriega Gonzalez
GEOPOLÍTICA MUNDIAL
Engenheiro Coelho - SP
05/06/2015
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO...................................................................................................3
DESENVOLVIMENTO.......................................................................................4
CONCLUSÃO..................................................................................................11
BIBLIOGRAFIA................................................................................................12
INTRODUÇÃO
Em um mundo imprevisível e em constante transformação, a demanda por certezas se tornou essencial. A globalização e a velocidade da informação parecem ter eliminado a possibilidade de haver controle dos eventos e das relações entre os países. Geopolítica é a arte e prática de analisar, prever e lidar com fatores políticos imutáveis e limitados pela geografia, combinada com demografia e tecnologia. O trabalho expõe seus elementos básicos, abordando assuntos como Primavera Árabe, Al Qaeda, Boko Haram e Estado Islâmico.
DESENVOLVIMENTO
Primavera Árabe:
A Primavera Árabe não se trata de um evento, de algo breve ou de uma estação do ano, trata-se de um período de transformações históricas nos rumos da política mundial. Entende-se por Primavera Árabe a onda de protestos e revoluções ocorridas no Oriente Médio e norte do continente africano em que a população foi às ruas para derrubar ditadores ou reivindicar melhores condições sociais de vida.
Tudo começou em dezembro de 2010 na Tunísia, com a derrubada do ditador Zine El Abidini Ben Ali. Em seguida, a onda de protestos se arrastou para outros países. No total, entre países que passaram e que ainda estão passando por suas revoluções, somam-se à Tunísia: Líbia, Egito, Argélia, Iêmen, Marrocos, Bahrein, Síria, Jordânia e Omã. Veja