Ficha
1. O ateísmo é a doutrina dos ateus. É uma posição filosófica que rejeita a ideia de existência de quaisquer deuses;
O Agnosticismo é uma posição daqueles que nem afirmam, nem negam a existência do mesmo, pois não há elementos de conhecimento se deus existe ou não;
O teísmo é a prespetiva filosófica que afirma a existência de Deus e defendem ser a religião indispensável para descobrir o sentido da vida. Podemos estabelecer uma relação entre a religião e o problema do sentido da existência pois, segundo os defensores do ateísmo, a vida pode ter sentido mesmo sem que exista religião, segundo os defensores do teísmo, é a crença em que Deus é que dá sentido a existência humana, em relação aos defensores do agnosticismo a questão não tem resposta devido aos limites estreitos do conhecimento humano.
2. A posição do professor Radisson é ateísta, pois não acredita na existência de Deus e a posição do aluno Josh é Teísta visto que acredita na existência de Deus.
3. Karl Marx defensores do ateísmo, apresenta como tese “ A religião é o ópio do povo”.
Este defende que a religião não da sentido verdadeiro a vida, pois ve a religião como uma droga, ou seja, cria uma ilusão que estamos fora de nos mesmo, pois o bem-estar deve ser procurado neste mundo nas relações entre os humanos.
Defende também que existe um efeito de alienação, ou seja, provocar a ideia que a salvação esta no outro mundo e não no mundo que fazemos parte.
A religião para Marx disfarça do crime que esta a ser cometido, fala da exploração do homem pelo homem, e cabe a Marx criticar a religião.
4. No debate, fala-nos da origem do universo comparando os argumentos de Aristóteles e da Bíblia. Relativamente a bíblia esta apoia que o universo teve um início e não existiu sempre descordando assim com os argumentos de Aristóteles pois este apoia que o universo não teve início nem tem fim. O aluno Josh afirma que o universo surgiu de maneira inesperada e num curto espaço de tempo e era como se deus é que