Resumo Anatomia Intestinos Delgado e Grosso
Intestino Delgado
O Intestino Delgado é formado por Duodeno, Jejuno e íleo. É o local primário para absorção de nutrientes e materiais ingeridos. Estende-se do piloro até a junção ileocecal.
Duodeno
O duodeno é a primeira e mais curta parte do intestino delgado (25cm, em média) e também a mais larga e mais fixa. Começa no piloro e termina na junção duodenojejunal, que ocorre aproximadamente ao nível da vértebra L2, e assume um formato de ângulo agudo, a flexura duodenojejunal. A maior parte do duodeno está fixa por peritônio e é considerada parcialmente retroperitoneal. O duodeno pode ser dividido em 4 partes: Parte Superior, curta (aprox. 5cm), possui a ampola (bulbo duodenal), é revestida parcialmente por peritônio e possui mesentério apenas na parte inicial; Parte descendente, longa (7–10 cm), os ductos colédoco e pancreático principal entram em sua parede póstero-medial, podendo unir-se e formar a ampola hepatopancreática, que se abre na papila maior. Essa parte do duodeno é totalmente retroperitoneal; Parte horizontal, longa (6–8 cm), sua face anterior é coberta por peritônio; Parte Ascendente, curta (aprox. 5cm), curva-se para se ligar ao jejuno na junção duodenojejunal, sustentada pela fixação do músculo suspensor do duodeno (ligamento de Treitz). A contração desse músculo alarga o ângulo da flexura duodenojejunal, facilitando o movimento do conteúdo intestinal.
Vascularização: as artérias do duodeno originam-se do tronco celíaco e da artéria mesentérica superior. Do tronco celíaco origina-se a artéria pancreaticoduodenal superior, que nutre as duas primeiras porções do duodeno e, da mesentérica superior, a artéria pancreaticoduodenal inferior, que nutre as porções finais do duodeno.
Drenagem: as veias do duodeno seguem as artérias e drenam para a veia porta, direta ou indiretamente, por intermédio das veias mesentéricas superior e inferior.
Musculatura do Duodeno:
O Duodeno possui 2 camadas musculares: uma longitudinal, mais