Motiva O
A motivação varia de pessoa para pessoa, ou seja vai depender do que cada pessoa se motiva, seja com dinheiro, bonificação, férias, o que for melhor para cada um. Tudo isso deverá ser percebido, identificado por cada gestor, se o funcionário está desmotivado e que tipo de animo o funcionário precisará ter para ele melhorar o seu rendimento, para assim buscar uma meta, persistência, se esforçar mais para atingir um objetivo. Porém nunca serão saciáveis, ou seja, quando completar ou finalizar o que o motivou a tal coisa, depois de algum tempo precisará se motivar cada vez mais em busca de novas coisas.
Teoria da hierarquia das necessidades
A teoria mais conhecida sobre a motivação é a do Abraham Maslow a Hierarquia das necessidades, conforme o mesmo, informa que cada ser humano tem uma hierarquia de 5 categorias de necessidades, que são elas:
1 – Fisiológica: Referente a fome, sede, abrigo, sexo e mais outras necessidades do corpo.
2 – Segurança: A segurança e proteção contra danos físicos e emocionais.
3 – Social: Sobre a afeição, aceitação, amizade e sensação de pertencer a um grupo.
4 – Estima: Fatores internos de estima, como respeito próprio, realização e autonomia; fatores externos de estima, como status, reconhecimento e atenção.
5 – Auto-realização: Tornar-se tudo aquilo que se é capaz de ser, inclui crescimento, alcance do seu próprio potencial e autodesenvolvimento.
Conforme cada necessidade alcançada uma se tornará dominante, essas necessidades são em um formato de pirâmide e numeradas na sequencia da Fisiológica, Segurança, Social, Estima, Auto-realização. Mas conforme o que já sabemos sobre a motivação, nenhuma dessas necessidades serão saciáveis ao serem completadas, pois todo indivíduo irá em busca de mais. Maslow separou as necessidades em 2 partes, ou seja, as fisiológicas e segurança são descritas como necessidades de nível mais baixo já as relacionadas em auto-realização são chamadas de necessidades de nível mais