the corporation -resenha
O documentário “The Corporation” (A Corporação), ao retratar o surgimento e o processo de evolução das corporações modernas,procura enfatizar a importante temática da Ética nos negócios, bem como os impactos gerados no meio ambiente e na sociedade devido à inobservância desta maneira de agir.
Na sociedade moderna oscidadãos são educados desde o seu nascimento e neste processo educativo estão incluídos os ensinamentos sobre os valores morais, os costumes sociais, as regras legais de conduta, entre outros. Este modelo deaprendizado tem por objetivo moldar cada indivíduo da sociedade para que aja sempre pautado pela ética e busque refletir sobre as atitudes a serem tomadas e os reflexos gerados pelas mesmas aosdemais cidadãos.
Nas relações interpessoais, percebe-se que, em sua maioria, os indivíduos procuram aplicar os ensinamentos éticos e morais que receberam ao longo de sua criação. Nas relações entrecorporações (pessoas jurídicas), ou entre uma corporação e a sociedade, por sua vez, o que ocorre é o oposto, sendo minoria os casos em que são aplicadas condutas éticas aos dilemas da gestão dos negócios.Levando em consideração que as corporações, em sua essência, são compostas de seres humanos, uma importante questão que surge é por que estes indivíduos que atuam nas empresas não trazem para asdecisões corporativas a mesma ética que utilizam em seus relacionamentos pessoais fora da empresa?
Acredito que esta divergência entre a conduta ética nos relacionamentos pessoais e na vida profissionalderiva do ambiente que envolve cada uma delas, ou seja, a decisão de agir eticamente nas relações entre pessoas físicas parece estar muito mais livre de influências externas do que nas relaçõesenvolvendo pessoas jurídicas.
Estas influências externas decorrem do modelo econômico predominante nas últimas décadas, o