resenha the corporation
INTRODUÇÃO
Motta (2001) em seu ensaio Gestão Contemporânea: A ciência e a arte de ser dirigente, aborda questões que para analise distinta do real papel dos dirigentes organizacionais que abrange a função destes como os que conseguem compreender bem os objetivos da organização e estão aptos a tomar decisões conjuntas, entretanto, não esquecer dos fatores não controláveis que conduzem o seu comportamento administrativo a formas diversas do desejado objetivo. Sempre em busca da resposta ou ação mais eficaz e eficiente na ação gerencial.
Neste estudo veremos à questão das grandes corporações e seus derivados pelo mundo, bem como as relações locais e mundiais, notaremos neste texto essas questões positivas e negativas sobre as corporações na visão dos autores do documentário, seja uma analise positiva das corporações inseridas globalmente ou negativas destruindo, replanejando, atuando de forma violenta, neste caso especificamente nos países subdesenvolvidos os quais ainda dependem dessas corporações como meio de confiança no mercado, ou seja aceitação para atrair quando mais empresas. Mas sabemos que tal posição ideológica é totalmente reversa daquela que se espera de um país hegemônico e principalmente responsável pela sua livre concorrencia onde o externo deveria ser o menos atuante, que atualmente não é o que vemos e notamos e sim vemos grandes corporações ditando regras, em todos os setores de países que infelismente abrem essa possibilidade da falsa liberdade econômica e competitiva.
DESENVOLVIMENTO
Motta (2001) faz um estudo relevante não só a executivos, gerentes e assessores de grandes empresas e de instituições públicas como também a estudantes de administração e demais profissionais que pretendem exercer a função gerencial. Baseado nas grandes conquistas contemporâneas da gestão, busca transmitir, de forma acessível, os conhecimentos mais úteis ao exercício da função gerencial. As idéias,