Jornal em sala de aula
Silvia Pereira Pimenta
Fundamentação teórica
O jornal é uma mídia que comporta uma grande variedade de gêneros textuais, como charges, gráficos, mapas, fotografias, artigos de opinião, editoriais, cartas, entrevistas, notícias, reportagens, índices, crônicas etc. O fato de o aluno trabalhar com matérias jornalísticas como fonte de informação o fará ativar habilidades mentais que exigem múltiplas operações até chegar a uma resposta. Trabalhar os diferentes gêneros textuais encontrados em jornais estimula o gosto pela leitura e desenvolve habilidades de selecionar, analisar, sintetizar, argumentar e comparar.
Objetivo
- diversificar os modos e habilidades de leitura em sala de aula, oferecendo uma variedade de gêneros textuais de linguagens e mídias diferentes como complementação ao material didático.
- levar o aluno a perceber a oscilação da linguagem, dos modos de apresentação e dos discursos que permeiam cada texto, evitando assim criar leitores passivos.
- levar o aluno a ser capaz de analisar os diferentes discursos, identificar os diferentes elementos que compõem a linguagem jornalística, os significados e os contextos de produção da notícia.
Metodologia
Iniciar com uma conversa com os alunos sobre o projeto e seus objetivos e solicitar sugestões de como trabalhar com o jornal na sala de aula, o que eles gostariam de saber, promovendo também uma discussão a respeito do que eles já conhecem desse meio de comunicação. Trabalhar uma atividade em cada aula, sendo que a atividade 2 irá necessitar de pelo menos 3 aulas. Atividade 1 - apresentar a diversidade de cadernos e assuntos abordados em um jornal, identificando os diferentes gêneros textuais de imprensa e a finalidade de cada um, localizar as matérias que considerarem mais interessantes e começar a programar o jornal da sala.
Discutir temas atuais escolhidos de acordo com o interesse dos alunos, desafiando-os a interpretarem, com