C. utilidades
Percebo insatisfação entre alguns funcionários, que preferem não comentar quais são os problemas publicamente, temendo por seus empregos.
A empresa já é consolidada no mercado colatinense, porem, no modo como as coisas estão tomando forma, esta empresa irá começar a perder força em virtude da equipe não mais se sentir motivada para desempenhar seu trabalho.
Mesmo tendendo a acreditar que sejam problemas salariais e alguns possíveis benefícios que a empresa não dispõe aos funcionários, como participação nos lucros, não creio que sejam esses os problemas diretamente por trás da elevada rotatividade e das faltas. De forma geral ninguém conversa abertamente sobre suas insatisfações, mas depois e uma pesquisa melhor elaborada, notei o verdadeiro problema.
Como é uma empresa familiar, existem vários funcionários que são da própria família dos diretores, e isso da margem para regalias, de fato elas existem. Um desses parentes é praticante de uma das maiores pragas empresariais, a fofoca, causando intrigas e problemas entre vários funcionários há anos e nada de drástico acontece como forma de punição. Talvez os diretores saibam, ou não, sobre este fato. O setor de Recursos Humanos nunca realizou uma pesquisa de clima organizacional em todos os setores da empresa. Acredito que é a forma ideal de conseguir extrair as melhores informações que precisa saber para chegar até o real problema e posteriormente apresentar um plano de ação para