Cães-guia
EDUCAÇÃO INCLUSIVA
PED 111AN
CÃES-GUIA
O que são Cães-guia:
Os cães-guia auxiliam pessoas deficientes visuais a viajar pelo mundo. Na maioria dos países, sua presença é aceita em qualquer lugar público, e eles podem ajudar seus utilizadores a ir a qualquer lugar. Para isso, um cão-guia deve saber: * se manter em uma rota direta, ignorando distrações como cheiros, outros animais e pessoas; * manter um passo firme, à esquerda e um pouco à frente do seu acompanhante; * parar em todos os meio-fios até receber ordem para prosseguir; * virar à esquerda e à direita, mover-se para frente quando ordenado; * reconhecer e evitar obstáculos ao acompanhante (passagens estreitas e batentes baixos); * parar no pé e no topo de escadas até receber ordem para prosseguir; * levar o acompanhante aos botões do elevador; * deitar em silêncio quando o acompanhante estiver sentado; * ajudar o acompanhante a subir e movimentar-se em ônibus, metrô e outras formas de transporte público; * obedecer a vários comandos verbais.
Além disso, um cão-guia deve saber desobedecer qualquer comando que coloque o acompanhante em perigo. Esta habilidade chama-sedesobediência seletiva, e talvez seja o aspecto mais interessante sobre os cães-guia, que podem equilibrar obediência com sua própria avaliação da situação.
Esta capacidade é extremamente importante em faixa de pedestres, onde o acompanhante e o cão devem trabalhar muito próximos para conduzir a situação seguramente. Quando alcançam o meio-fio, o cão pára, sinalizando ao acompanhante que ele chegou à faixa de pedestres. Os cães não podem distinguir as cores do semáforo, portanto o acompanhante deve tomar a decisão de quando é seguro atravessar a rua. O acompanhante escuta o fluxo de trânsito para deduzir quando o sinal mudou e dá o comando para "seguir". Se não há perigo, o cão atravessa a rua em uma linha reta. Se há carros se aproximando, o cão espera até o perigo passar