Bioquimica celular
Para iniciar o estudo das células (citologia) devemos primeiramente ter uma noção das estruturas básicas da célula ou as estruturas químicas que a célula possui.
Desde o descobrimento das células o ser humano se preocupa em classificá-la e assim as estruturas químicas das células são divididas em dois grandes grupos: substancias inorgânicas: água e sais minerais. Substancias orgânicas: vitaminas, carboidratos, lipídios, proteínas e ácidos nucléicos.
Vamos estudá-las separadamente para facilitar o entendimento.
Substâncias inorgânicas
Água
É a substancia mais abundante no planeta terra. A molécula de água é composta de dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio, interligados por ligação iônica. Uma propriedade exclusiva da água é a coesão de suas forças que fazem com que essa substancia seja fluida tornando-a forma de acordo com o recipiente. Essa coesão é responsável pela tensão superficial, que permite a alguns insetos pousar na superfície da água. A água é considerada o solvente universal, pois tem grande força de adesão, ou seja, a união de moléculas polares. As substancias que se dissolvem na água são chamadas de hidrofílicas e as que não dissolvem são chamadas hidrofóbicas. A água participa da maioria das reações químicas e essa reação pode ser feita de duas maneiras:
▪ Rações de síntese por desidratação: por perda de água. Quando na união há a liberação de uma molécula de água.
▪ Reações de hidrólise: a molécula é quebrada em duas e nesse processo há a entrada de molécula de água.
Sais minerais
Como já diz o nome são os sais extraídos de minérios, eles têm função esquelética ou estrutural. São dissolvidos em água e são fundamentais ao metabolismo celular.
Observe os principais sais minerais:
|Íon |Principais funções |Fontes alimentares |
|Cálcio |Faz parte da formação e da manutenção dos ossos e