Planejamento estrategico
ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA
A expressão administração científica foi estabelecida em 1911 com a publicação do livro de mesmo nome por Frederick Winslow Taylor (na verdade, sua abordagem geral para projeto de trabalho algumas vezes é referida, pejorativamente, como taylorismo). Nesse trabalho, ele identificou o que entendeu como a doutrina básica da administração cientifica.
Todos os aspectos do trabalho devem ser investigados de forma cientifica, para estabelecer as leis, regras e formulas que regem os melhores métodos de trabalho.
Tal abordagem investigativa do estudo do trabalho é necessária para estabelecer o que constitui “o trabalho justo de um dia”.
Os trabalhadores devem ser selecionados, treinados desenvolvidos metodicamente para desempenhar suas tarefas.
Os administradores devem agir como os planejadores do trabalho (analisando trabalhos e padronizando o melhor método de executar o trabalho), enquanto os trabalhadores devem ser responsáveis por executar seu trabalho nos padrões estabelecidos,
Deve atingir a cooperação entre a administração e os trabalhadores, visando à máxima prosperidade de ambos. Dois campos de estudo emergiram separados, porém relacionados. Um, o estudo do método, concentra-se na determinação dos métodos e atividades que devem ser incluídos em trabalhos. O outro, a medida do trabalho, preocupa-se com a medição do tempo que deve levar a execução de trabalhos. Juntos, esses dois campos são referidos como estudo do trabalho. O termo genérico para as técnicas, particularmente estudo do método e medição do trabalho, que são utilizadas no exame do trabalho humano em todo seu contexto, e que leva sistematicamente à investigação de todos os fatores que afetam a eficiência e a economia de situações, sendo analisado para obter melhorias. O estudo do método é o registro sistemático e o exame critico dos métodos existentes e propostos de fazer o trabalho, como um meio de desenvolver e aplicar