A ética e a política nos pensamentos de aristóteles e maquiavel
1.1 Quem foi Aristóteles?
Aristóteles, grande filósofo grego, nasceu em Estagira, colônia de origem jônica encravada no reino da Macedônia em 384 a.C. e morreu em 322 a.C. Seu pai, Nicômaco, era o médico pessoal do rei Amintas. Por essa razão, teve oportunidades únicas e favoráveis aos seus estudos.
Com dezessete anos de idade (em 367 a.C.), foi enviado para a Academia de Platão em Atenas. Lá permaneceria por vinte anos, primeiramente como pupilo, depois como professor, até a morte do mestre em 347 a.C.
Porque foi filho de médico, Aristóteles logo criou gosto pelos conhecimentos experimentais e da natureza. Concomitantemente, foi bem sucedido na Metafísica.
Ao sair de Atenas, ausentou-se por doze anos, tendo ido inicialmente à Ásia menor, onde se dirigiu, ainda solteiro, para uma comunidade de platônicos localizada em Assos (Trôade). O rei de Assos e Atarneo era o tirano Hérmias, um eunuco. Ali Aristóteles permaneceu três anos. Casou então com Pítias, irmã de Hérmias. Morto este pelos persas, Aristóteles foi para Mitilene. Falecida Pítias, se casou com Hérpilis, da qual nascera Nicômaco, a quem dedicou posteriormente o livro “Ética a Nicômaco”.
Nesse meio tempo, importantes transformações aconteciam no mundo helênico, que então se unificou.
Felipe II (rei da Macedônia de 356 a.C. a 336 a.C.) desenvolveu o país e criou um exército poderoso. Aproveitando velhas rixas, sucessivamente foi anexando as cidades gregas, derrotando finalmente Atenas e Tebas, em Queroneia (338 a.C.). Reuniu as cidades gregas em uma liga, sob sua direção, no Congresso de Corinto (337 a.C.), pregando sempre a guerra contra o então grande Império Persa, que já há mais de um século ocupava as cidades gregas da Ásia Menor.
Neste ínterim, Aristóteles foi chamado em 343 ou 342 para a corte do rei Felipe II, em Pela, como educador de seu filho Alexandre (356 a.C. – 323 a.C.). Todavia exerceu esse mister somente por dois anos, depois dos quais aconteceu