Aristóteles e maquiavel - expoentes do mundo político
Aristóteles e Maquiavel – Expoentes do mundo político
Acadêmicas: Daniela Paza Fernanda Bernart Carolina Zago
Março/2013
Introdução
Neste trabalho será apresentado a vida, história e a influência política de dois grandes filósofos: Aristóteles e Maquiavel.
Aristóteles, nasceu em 384 a.C, na cidade antiga de Estágira e morreu em 322 a.C. Seus pensamentos filosóficos e ideias sobre a humanidade tem influências significativas na educação e no pensamento ocidental contemporâneo. Esse filósofo é considerado o criador do pensamento lógico, suas obras influenciaram também, na teologia medieval da cristandade. Aristóteles foi viver em Atenas aos 17 anos, onde conheceu Platão, tornando seu discípulo. Passou o ano de 343 a.C como preceptor de Alexandre, o Grande da Macedônia. Fundou em Atenas, no ano de 355 a.C a escola Liceu, voltada para os estudos das ciências naturais. O filósofo valorizava muito a inteligência humana onde achava que era a única forma de encontrar a verdade. E nesse tempo, Aristóteles fez muitas frases famosas, uma delas é sobre a educação que diz assim: ‘’A educação tem raízes amargas, mas os frutos são doces’’.
Maquiavel nasceu em 1469 na Itália e morreu em 1527, por ele ser renascentista quase tudo que veio antes estava errado, esse tudo inclui se os pensamentos e as ideias de Aristóteles. Ao contrário deste, Maquiavel não acredita que a prudência seja o melhor caminho. Para ele, a coerência está contida na arte de governar. Maquiavel procura a prática. A execução fria das observações meticulosamente analisadas, feitas sobre o Estado, a sociedade. Maquiavel se marcou pela frase “os fins justificam os meios” que foi fundamental para seu pensamento, porém foi interpretada de forma negativa pela sociedade. Não se pode deixar de comentar sobre a sua obra mais famosa “O príncipe” onde expressa seus sentimentos em ver a Itália poderosa