Expoentes Politico de Aristoteles e Maquiavel
EXPOENTES DO MUNDO POLÍTICO
CASCAVEL
2014
INTRODUÇÃO
O presente trabalho trata da vida e obra de Aristóteles e Maquiavel, tendo como foco principal seus expoentes do mundo político, abordados em suas mais famosas obras: Política e O Príncipe, respectivamente.
Foi utilizada a metodologia de pesquisa, artigos da internet enriquecidos com livros específicos deste assunto, visando ampliar nossos conhecimentos acerca do conceito e analise política dos autores citados.
1. ARISTÓTELES
Filosofo grego nascido em 384 a. C., em Estagira, colônia jônica no reino da Macedônia localizada no norte da Grécia. Com 17 anos foi para Atenas, maior centro intelectual e artístico da Grécia, para prosseguir seus estudos e torna-se membro da Academia Platônica, onde permanece por 20 anos, até a morte de Platão em 348 a. C.
Decide, então, deixar Atenas, ausentando-se por 12 anos na Ásia menor. Foi na cidade de Mitilene que foi chamado para fazer parte da corte do rei Felipe II, e torna-se o educador do jovem príncipe Alexandre, o Grade, por volta de dois anos até a morte do rei. Regressando à Atenas por volta de 335 a. C., ele funda a escola de Liceu, que em poucos anos transfigura-se num centro de estudos avançado (levando em consideração as condições de estudo da época) em diversas áreas.
Aristóteles sofreu com a reação que houve em Atenas depois da morte de Alexandre, sob a alegação de ter sido o mestre daquele que conquistara a Grécia. Para fugir dos inimigos, foi para Calcídia, onde sua mãe tinha alguns bens. Morreu em 322 a. C, poucos meses depois de ter se exilado.
1.1 VISÃO DO ESTADO: OBRA - POLÍTICA
Em contraponto a seu mestre Platão, Aristóteles apresenta uma visão mais concreta e realista do Estado, ou seja, ele se deixa valer do contexto real para analisar os sistemas políticos existentes em sua época de forma empírica1.
Aristóteles foi pioneiro na distinção de