Aristóteles e maquiavel
FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DE CASCAVEL CURSO DE DIREITO
BRENDA NARDINO PIVOTTO LARISSA VALDUGA
ARISTóTELES E MAQUIAVEL
CASCAVEL - PR
2013
INTRODUÇÃO
O homem durante toda a existência faz parte de diversas instituições, formada por indivíduos ligados pelo parentesco, por interesses materiais ou por objetivos espirituais. Estes itens têm por fim assegurar ao homem o desenvolvimento de algumas aptidões e para isso impõem certas normas. A sociedade propriamente dita é um conjunto dessas instituições.
Mas além dessas instituições tem uma que decorre obrigatoriedade dos laços que envolvem os indivíduos que é a sociedade Político, ou Estado, que tem uma organização determinada por normas de Direito positivo, é hierarquizada se forma de governantes e governados e tem uma finalidade própria que é o bem público. Os objetivos do estado são os de ordem e defesa social.
O interesse pelo Estado, organização, estrutura e funcionamento fez com que alguns filósofos como Aristóteles e Machiavel se destacassem pelo seu plano de estudo e suas idéias.
Aristóteles estudou o Estado real, tal como existia na sua época procurando descobrir os princípios que o regiam. Nesta mesma época Aristóteles escreveu um tratado sobre o Estado, o que deu o nome de Política, o objetivo do livro era investigar as formas de governo e as instituições capazes de assegurar uma vida feliz ao cidadão.
Já Machiavel no séc. XVI escreve o livro o Príncipe o qual trazia os fundamentos da política, como o princípio de governar os Estados.
Dessa época em diante aumentou o número de escritores que se dedicavam ao estudo do Estado. Com a chegada das Constituições escritas, a ciência do Estado toma um novo impulso.
Biografia Aristóteles
Aristóteles (384–322 a.C) foi filósofo grego. Um dos pensadores com maior influência na cultura ocidental. Foi aluno do filósofo Platão. Elaborou um sistema