Política de aristóteles e maquiavel
UNIVEL
1° ANO C NOTURNO – DIREITO
HENRIQUE DIAS
EXPOENTES POLÍTICOS DE MAQUIAVEL E ARISTÓTELES
Trabalho sobre os expoentes políticos de Maquiavel e Aristóteles, tendo como base os livros “O Príncipe” e “A Política” apresentado ao Professor Charles Duvoisin da disciplina de Teoria Geral do Estado e Ciência Política da turma C noturna do curso de Direito.
CASCAVEL
2012
MAQUIAVEL Nicolau Maquiavel nasceu dia 3 de maio de 1469 em Florença, Itália, e morreu dia 21 de junho de 1527, também em Florença. Foi historiador, poeta, diplomata e músico italiano do Renascimento. É reconhecido como fundador do pensamento e da ciência política moderna, pelo fato de ter escrito sobre o Estado e o governo como realmente são e não como deveriam ser. Os recentes estudos do autor e da sua obra admitem que o seu pensamento foi mal interpretado historicamente. Desde as primeiras críticas, feitas postumamente por um cardeal inglês, as opiniões, muitas vezes contraditórias, acumularam-se, de forma que o adjetivo maquiavélico, criado a partir de seu nome, significa esperteza, astúcia.
O PENSAMENTO POLÍTICO DE MAQUIAVEL Maquiavel diz que nos Estados hereditários, que estão acostumados com a presença da família do príncipe, é mais fácil de manter o poder do que em um principado novo, para isso basta o príncipe manter o modo de governo dos seus predecessores. Se por acaso ele perder esse poder para alguém, basta que a pessoa que o tirou do poder encontre-se em dificuldades, que será fácil para ele retomar seu posto. O príncipe que tem um modo de governo que o povo já está acostumado, não tem motivos nem necessidade de ofender, por isso é natural que ele seja amado por todos. Nos principados novos os homens mudam de príncipe, nas esperança de melhorar, isso faz com que eles ataquem o antigo, mas cometem um