TGE -
A priori, este trabalho terá a seu conteúdo os assuntos referentes à política, administração do estado na visão de Nicolau Maquiavel e Aristóteles, portanto, com a missão de mostrar pontos que convergem e divergem entre esses filósofos. O livro O Príncipe de Maquiavel mostra de que lado o mesmo se posicionava, a quem queria dar aulas? Aos reis ou aos povos? Maquiavel também oferece uma ideia bastante atual do político nas suas atitudes e na sua forma de governo, assim contribuindo muito para a ideia de política atual. E Aristóteles vem esclarecer a diferença entre ética e política, abordando um conceito, ainda que idealista, porém visando a todo o momento colocar a política em função do bem estar e da felicidade da sociedade em geral. Assuntos que serão abordados no conteúdo deste trabalho.
2. “Política” de Aristóteles.
No livro “A Política” de Aristóteles é possível perceber a ideia já bastanteavançada para a sua época. Ele já falava nas formas de governo, quais são: A democracia, a Aristocracia e a Oligarquia. Como estes regimes de governo se compunham e como deveriam comportar-se. Para Aristóteles o homem não bastava existir na cidade, mas tinha que participar da política de alguma forma para ser um bom cidadão. Por isso (pólis) cidade, política, administração da “Pólis”, ele conceituava a política como uma forma de organização que tornaria a vida em coletividade mais eficiente, todos viviam melhor em cidade organizada.
Sequenciando as ideias de Aristóteles, ele pregava que há homens que são para governar e homens para serem governados. A Pólis precisa ter pessoas que se dedique somente à sua organização. Para ele há homens que por sua sabedoria e conhecimento são livres e outros homens que são escravos por natureza, estes se sentem bem nas suas posições subordinadas.
Aristóteles desenvolve um modelo de cidade que atendia a sua linha de pensamento. Nessa cidade três alternativas são concebíveis para os