Câmara escura
O que é? A câmara escura foi a primeira grande descoberta da fotografia. É uma caixa composta por paredes opacas, que possuí um orifício em um dos lados, e na parede paralela a este orifício, uma superfície fotossensível é colocada.
Relação entre a câmara escura e a máquina fotográfica: Na câmera escura ocorre somente a projeção da imagem; na fotografia você tem a foto.
Relação entre a câmara escura e o olho humano: Graças ao principio da propagação retilínea da luz temos uma imagem projetada, ou seja, real num anteparo e invertida que em função do diâmetro do furo dá-se prioridade a profundidade de campo (nitidez) ou a abertura cromática (cores) tal como uma máquina fotográfica a qual é a própria câmara escura.
O olho humano pode ser considerado uma câmara escura sendo o orifício a pupila e o papel vegetal a retina onde na mácula mais precisamente na fóvea encontram-se as células fotoreceptoras que decodificam a imagem enviando esse sinal ao cérebro; por isso que nós vemos com os olhos, mas enxergamos com o cérebro.
Por que a imagem se forma invertida? O que acontece é que os raios de luz da imagem se cruzam no orifício seja, os raios da parte de cima se cruzam com os da parte de baixo da imagem deixando a imagem invertida no interior da câmara assim como a imagem está invertida na retina, ficando para o cérebro fazer a correção. Sendo assim, em uma câmara escura a imagem sempre será invertida.
Disco de Newton
O que é luz branca? A luz branca é policromática, isto é, ela é formada pela superposição de sete cores diferentes.
Quando a luz branca incide numa das faces de um prisma óptico, ocorre a dispersão da luz nas sete cores.
Como se forma o arco-íris? O arco-íris é formado quando a luz do sol (branca) é interrompida por uma gota de água que vem da atmosfera, fazendo com que uma parte da luz do sol seja “jogada” para dentro da gota de água, reproduzida no interior dela, e depois “jogada” novamente para fora da gota.